Ainda falta democracia na comunicação, nas relações de trabalho e nas forças armadas

Essas são algumas conclusões do encontro que a CUT promoveu ontem no Rio de Janeiro. Na sede da ABI, prestamos uma homenagem a todos os que lutaram contra a ditadura e que permanecem na batalha por justiça social para todos.

O encontro foi intitulado “Democracia e Liberdade Sempre”, mesmo nome do prêmio que nossa Central lançou oficialmente ontem.

Mesa do nosso ato de ontem: Sérgio Mamberti, Fernanda Carisio, Wanderley Guilherme dos Santos, Zé Dirceu, eu, Maurice Politi, Vladimir Palmeira e Darby Igayara. Foto de Patricia

O tema da comunicação foi lembrado pela maioria dos que compuseram a mesa do ato. Todos concordam que sem uma alternativa de peso aos veículos tradicionais, fica difícil a tarefa de se contrapor à corrente de pensamento conservadora e concentradora que domina a velha mídia.

Mídia que, aliás, embarcou numa campanha de demonização de quem combateu a ditadura, com o intuito claro de tentar impedir a vitória de Dilma. Aquele discurso reacionário, udenista, direitoso, ainda ecoa por aí.

Nosso ato de ontem teve como motivação primeira responder a essa onda reacionária.

Lembrei, durante o ato, que a luta por democracia está inconclusa em algumas áreas de nossa sociedade, como nas relações de trabalho, altamente autoritárias no País.

Zé Dirceu, um dos homenageados, citou que o processo de democratização deverá passar, em algum momento, pelas forças armadas. Para ele, ainda há resquícios do velho pensamento da geração 64 que “usurpou as armas que lhes foram confiadas pela sociedade para usá-las contra a população”.

Com o desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, que deve se aprofundar nos próximos anos, a questão da soberania militar terá de ser debatida e a democratização da caserna fará parte dessa discussão, disse Dirceu. Leia texto sobre o ato no site da CUT clicando aqui.

Eu e o Zé

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s