Alô, alô Tombini: inflação não se combate sugerindo moderação aos trabalhadores que fazem campanha salarial

Em entrevista na noite de terça-feira, 3 de maio, ao canal Globo News, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, exortou que trabalhadores e empresários, no momento das próximas negociações salariais, “olhem o que vêm pela frente em termos de inflação”. Pouco antes, ele dissera que, quando as campanhas salariais do segundo semestre de 2011 estiverem ocorrendo, haverá “um período transitório de inflação elevada”.

Em português popular, acredito que ele disse para que os trabalhadores não sejam exigentes na hora de pedir aumento salarial. Em lugar de pedir aumentos que recuperem as perdas anteriores, Tombini sugere que os trabalhadores e seus sindicatos “olhem o que vêm pela frente”. No meu entendimento, ele sugere para não pedir muito para não pressionar a inflação futura.

Pois eu, presidente da CUT, discordo. Há muitas maneiras de combater a inflação, mas várias confrontariam interesses muito poderosos, especialmente do setor financeiro. Tentar conter aumentos salariais é a mais injusta delas, por cortar avanços nas camadas que mais perderam ao longo de anos anteriores. Essa ideia vai receber nossa oposição.

Comento mais sobre isso em post que publiquei ontem neste blog. Leia clicando aqui.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Alô, alô Tombini: inflação não se combate sugerindo moderação aos trabalhadores que fazem campanha salarial

  1. Ricardo

    Artur, á simples: é só pedir que os investidores e os bancos que tem títulos indexados pela inflação que façam o mesmo, para ver quantos aderem à proposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s