Vai Vai se apresenta hoje no Paulistano e entra pela porta da frente de “templo” racista de SP

A coluna de Mônica Bergamo, na Folha, traz uma notinha sobre apresentação de integrantes da Vai Vai, campeã paulista do Carnaval 2011, junto com o maestro João Carlos Martins, que acontece dentro do “Club” Athletico Paulistano nesta terça, dia 10.

Esse Paulistano foi o mesmo que decidiu encerrar seu departamento de futebol no final da década de 1920 por não concordar com a presença de negros em seu time. A elite branca do clube preferiu encerrar uma bem sucedida carreira do time que teve Friedenreich no ataque e que foi campeão paulista 11 vezes a aceitar a presença de negros.

Em 2005, o clube aceitou o primeiro sócio negro, justamente o meiocampista Mauro Silva, campeão mundial de futebol em 1994.

Hoje, com a presença da Vai Vai, mais uma ironia do destino.

O clube, no entanto, não se redime da história racista – pontuada, como em alguns anos atrás, pelo escândalo de não permitir que babás negras usassem sapato aberto nas dependências do clube.

Anúncios

15 Comentários

Arquivado em Uncategorized

15 Respostas para “Vai Vai se apresenta hoje no Paulistano e entra pela porta da frente de “templo” racista de SP

  1. Roberta Nogueira

    Foi a matéria mais infeliz que ja li a respeito do clube do qual faço parte, citar o racismo de 1920 foi apelativo e depreciativo. Acho que muitas coisas mudaram desde então no clube e no Brasil. Quanto as babas, as orientações dadas a elas é a mesma e independentemente da cor, o uniforme obrigatório para elas no clube não tem nada de discriminatório, uma vez que todo e qualquer funcionário do clube também usam uniformes o “código” para exercer o oficio de baba no clube foi criado para regulamentar uma pratica usual hoje em dia, uma vez que a maioria das mães trabalha e as crianças dependem de uma acompanhante. A apresentação foi um sucesso e te garanto que os integrantes da bateria do Vai-Vai e da orquestra foram muito bem recebidos.

  2. p.

    concerteza vc não sabe nada sobre o cap!

  3. Oscar Lessa

    Acho que o sr. fez um comentário muito infeliz no cabeçalho da sua coluna, pois, se o clube foi racista, não é mais, mas o cabeçalho diz que é, como continuasse sendo. Acho que o sr. deve desculpas ao clube Paulistano.

  4. Jonas

    Racista é voce, seu cretino!!

  5. Ironia do destino ver um jornalista retrógrado se referir a um lugar q não conhece…helloooooooo os tempos mudaram ou vc está ainda na época da escravidão????

  6. Murillo

    Hahah…
    O redator desse texto é um fanfarrão…
    O parágrafo sobre futebol é um absurdo.
    Mauro Silva não é o primeiro sócio negro do Paulistano.
    Essa frase sobre os sapatos das babás negras deve ter sido tirada de algum sonho.
    Enfim, o texto é medonho.
    Não costuma comentar textos desse nível, mas me enviaram o link e fiquei impressionado demais para deixar passar…

  7. Eduardo Saboya Salles

    Artur Henrique, como Diretor do Club Paulistano quero aqui pessoalmente protestar contra essas suas inverdades descritas nesse infeliz texto acima, onde me parece pelo que entendi que as informações lhe foram passadas, e nem para ir a fonte para saber a verdade dos fatos. Lamentável! O Sr. não conhece o Clube e muito menos sabe a história do futebol do Clube, o Paulistano nunca quis se profissionalizar, quanto as babás, mais uma inverdade. Que pena um Sr. que se diz tão capaz, não checar a informação “in loco” ação básica para qualquer jornalista recém formado . Com certeza estarei propondo a nossa Diretoria um protesto oficial ou até um processo jurídico contra o Sr. Lamentável………Eduardo Saboya

  8. Gisella Prado

    Prezado Sr. Artur,
    Acho que o Sr. precisa de atualizar. Não entendo seu ataque gratuito ao clube Paulistano. Infelizmente, pelo seu texto, parece-me que quem tem problemas racistas é o Sr…
    Att

  9. sergio

    Só um político cretino como vc para fazer um comentário desabonador como este! Vc não faz nem idéia do clube que atacou. Racista é vc! Gente como vc é que faz gerar revolta. Nosso clube mais que centenário tem orgulho de seus sócios de todas as raças e credos. Funcionários de todas origens. Procure se informar melhor, vc sim, preconceituoso. fale com nossos funcionários negros, brancos, orientais. Conheça nossos sócios de todas as partes do país. Conheça nosso trabalho social e as turmas de atletas que sustentamos, em quem investimos, dando saúde, aliemntação, treinamento. Formação! E não DESINFORMAÇÃO que é o que vc parece ser um grande especialista!

  10. Carolina

    Prezado Sr. Arthur, o senhor conhece ao menos a história do clube paulistano?
    O senhor conhece o clube? Conhece os sócios? Como pode afirmar algo assim? Estou me sentindo ofendida e indignada. Você não pode acusar os sócios nem o clube de racismo. Isto é calúnia e difamação, e o senhor deve saber que isto dá processo.
    Este tipo de texto, que contém inverdades, só serve para causar danos e tumulto!
    Espero que o clube tome medidas judiciais contra este texto.
    Atenciosamente.
    Carolina

    • Reproduzi dados históricos – em relação ao time de futebol, amplamente documentado.

      Não acuso nenhum sócio em particular de racismo, basta ler o texto para notar. Mas a chegada da Vai Vai e do Mauro Silva são dessas ironias do destino.

  11. Lucas Paiva

    Ja fiz parte da equipe de basquete do famoso Club Athletico Paulistano e posso afirmar pelos 3 anos os quais participei da equipe o quanto esta matéria NÃO é nada abusiva, muito pelo contrario … Presenciei I-N-U-M-E-R-A-S atitudes por parte dos funcionários do clube onde no meu primeiro dia de treino o mesmo recusou a minha entrada dizendo que não podia liberar a entrada de “neguinho sem liberação prévia”, sendo menor de idade (17) meu pai seguiu até a administração do clube fez a reclamação formal contra o ato, foi notificado que os mesmos seriam punidos devidamente…
    Obviamente nada ocorreu e semanas depois o técnico clauber roder chegou até mim para pedir que não fizesse alarde ao nome do clube…
    Fomos indenizados ….

    O clube é sim monopolizado e racista!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s