Torcidas organizadas preparam atos de “fora Ricardo Teixeira”. Mobilização vai acontecer nos estádios

Peço atenção ao comentário enviado nesta segunda, dia 11 de julho, pelo presidente da Conatorg, e que reproduzo logo ao final do texto principal. A entidade promete lançar nota pública sobre Teixeira amanhã.

Representantes de 27 torcidas organizadas de todo o país estiveram reunidas no Teatro dos Bancários, em Brasília, na terça-feira (21) para participarem do I Seminário sobre o Estatuto do Torcedor. Paralelo aos debates em torno da legislação, os torcedores aprovaram, por ampla maioria, uma campanha a favor da Copa do Mundo de 2014 e contra a permanência de Ricardo Teixeira à frente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Organizado pela Confederação Nacional das Torcidas Organizadas (Conatorg), o seminário sugeriu melhoras no estatuto, além de apresentar encaminhamentos de como é possível fazer com que a legislação seja respeitada e se aproxime cada vez mais da realidade do torcedor, sendo ele de torcida organizada ou não.

Ao citar os direitos dos cidadãos brasileiros ao esporte, lazer, transporte, educação, saúde e segurança, garantidos na Constituição Federal, o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Rodrigo Britto, disse que os torcedores, organizados ou não, estão sendo excluídos de boa parte dessas garantias constitucionais. “O alto valor dos ingressos está afastando os torcedores dos estádios. É inconcebível permitir que isso aconteça. Ao lado dos jogadores, eles são a grande vitrine do futebol”, observou.

Na opinião de Britto, o Estado é ausente e permite a elitização do futebol. “Infelizmente, a grande paixão nacional tornou-se um grande negócio, onde poucos ganham às custas dos milhares de torcedores”, apontou. “Com a força que têm nas arquibancadas, vocês conseguem mudar qualquer lei no Congresso Nacional”, concluiu Rodrigo Britto, ao citar que o Estatuto do Torcedor precisa passar por alterações para que fique mais próximo da realidade dos torcedores.

Copa de 2014 sim, Ricardo Teixeira não

Ao final do seminário, os representantes das torcidas organizadas aprovaram uma campanha a favor da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, e contra a permanência de Ricardo Teixeira à frente da CBF.

Presidente da Conatorg, Wildner Rocha defendeu com veemência o manifesto e uma série de ações contra Ricardo Teixeira. “Apesar de sabermos que ele é o grande manda-chuva do futebol brasileiro, não podemos nos intimidar só porque ele é poderoso. Vamos lutar contra a elitização do esporte mais popular do país e pela descriminalização dos torcedores”, afirmou ele, que também é integrante da Gaviões da Fiel.

Após o discurso do presidente da Conatorg, representantes de outras torcidas organizadas também apoiaram o manifesto contra Ricardo Teixeira. Encerrado o debate, os torcedores aprovaram, por ampla maioria, o manifesto e uma série de atos contra o presidente da CBF. Simultâneas, as ações contra Teixeira devem ocorrer durante as partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol. De acordo com a proposta preliminar, as torcidas deverão abrir bandeiras com frases em repúdio à permanência de Teixeira à frente da CBF.

Mesmo com a aprovação do manifesto e das atividades contra Ricardo Teixeira, a Conatorg decidiu abriu espaço para que os representantes das torcidas que não concordam com as ações se manifestem por e-mail. “É uma forma democrática para levantarmos o debate também entre os torcedores contrários aos protestos contra Ricardo Teixeira”, salientou Wildner Rocha.

Denúncias

Responsável por organizar a Copa do Mundo de 2014, Teixeira é acusado de receber propina da International Sports and Leisure (ISL) para se manifestar a favor do contrato da Fifa com a empresa. O presidente da confederação sul-americana, Nicolás Leoz, e o presidente da confederação africana, Issa Hayatou, também são acusados do mesmo comportamento. A denúncia foi apresentada pelo programa Panorama, da rede britânica BBC.

De acordo com a BBC, Ricardo Teixeira e o sogro, João Havelange, teriam recebido propina de R$ 15,1 milhões (US$ 9,5 milhões). O dinheiro teria sido pago à Sanud, empresa baseada no principado de Liechtenstein, um paraíso fiscal usado para sonegar impostos ou esconder dinheiro sujo.

Teixeira já foi alvo de denúncias de corrupção, de lavagem de dinheiro e de enriquecimento ilícito.

A Conatorg

Fundada em 13 de outubro de 2010, a Conatorg tem o objetivo de unir algumas bandeiras de lutas de todas as torcidas em âmbito nacional. A criminalização que sofre a torcida organizada e que agora se materializa em alguns artigos do Estatuto do Torcedor faz com que as torcidas precisem se organizar cada vez mais para barrar o processo de exclusão do torcedor organizado do futebol.

A Conatorg surgiu para que as torcidas organizadas possam atuar de maneira conjunta em alguns temas que são de importância para todas as torcidas, tais como: a prevenção da violência no futebol; a alteração dos horários dos jogos, que atendem a interesses comercias e não a maioria dos torcedores; a não extinção dos setores populares dos estádios; melhores condições de tratamento ao torcedor, com o fortalecimento do Estatuto do Torcedor; a busca por uma maior transparência nas transações e negócios dos clubes; entre outras pautas que precisam da organização e articulação.

Confira comentário:

Pulginha

julho 11, 2011 às 3:44 pm

“Venho ressaltar em nome dos Gaviões da Fiel Torcida e da Conatorg – Confederação Nacional das Torcidas Organizadas no qual presidimos que já foi aprovado em nosso Seminário do Estatuto do Torcedor realizado em Brasília dias atrás o repúdio das Organizadas quanto ao Ricardo Teixeira na CBF e Comite Organizador da Copa. Sabemos quem ele é faz tempo e recentes denúncias só fortalece a cada dia nosso movimento. Ordenadamente nos movimentaremos em todas arquibancadas do país, em cada estado, em todos os cantos …. Amanha nota oficial das Torcidas sobre nossa campanha que abriremos …

Abraços fraternos…
Wildner Rocha (Pulguinha)
Diretoria Gaviões da Fiel
Presidente da Conatorg”

Anúncios

11 Comentários

Arquivado em Uncategorized

11 Respostas para “Torcidas organizadas preparam atos de “fora Ricardo Teixeira”. Mobilização vai acontecer nos estádios

  1. Não sabia da existência da Conatorg, essa notícia me trás alguma esperança de melhora, pois o que vemos hoje é só o que a mídia coloca e ficou claro para mim que é tendenciósa também nesse sentido, pois nunca vi matéria sobre esta entidade, que deveria ser insentivada pela mídia.

  2. anderson reis

    vamo montar um site
    colher assinaturas e espalhar na internet! assim podemos ganhar força e público e ter poder pra revindicar a saída dele!

    • Anderson, estou passando sua idéia para uma amiga que tem forte ligação com torcidas organizadas, ok?

      • Venho ressaltar em nome dos Gaviões da Fiel Torcida e da Conatorg – Confederação Nacional das Torcidas Organizadas no qual presidimos que já foi aprovado em nosso Seminário do Estatuto do Torcedor realizado em Brasília dias atrás o repúdio das Organizadas quanto ao Ricardo Teixeira na CBF e Comite Organizador da Copa. Sabemos quem ele é faz tempo e recentes denúncias só fortalece a cada dia nosso movimento. Ordenadamente nos movimentaremos em todas arquibancadas do país, em cada estado, em todos os cantos …. Amanha nota oficial das Torcidas sobre nossa campanha que abriremos …

        Abraços fraternos…
        Wildner Rocha (Pulguinha)
        Diretoria Gaviões da Fiel
        Presidente da Conatorg

      • Olá Anderson,
        Claro que sua ideia é válida sim. Na realidade, atingir um dirigente como Ricardo Teixeira realmente é necessário uma mobilização nacional, com várias adesões. De início, deixo aqui o site da Conatorg, que está mobilizando as torcidas em torno dessa pauta: http://www.conatorg.com.br/
        Segue o link deles no twitter também: https://twitter.com/#!/Conatorg
        Eles defendem a Copa do Mundo com prestação de contas e sem o Ricardo Teixeira.
        Logo mais, farão uma mobilização nacional das torcidas em torno dessa ideia. Mas, já podemos iniciar algo… tipo uma hastag no twitter #ForaTeixeira.

  3. Marco Antônio

    Bom dia a todos
    Eu gostaria de entrar em contato via site, porém não encontrei um fale conosco, mas eu queria ressaltar que este é o melhor momento, é a oportunidade que as Torcidas Organizadas têm para reverter a péssima imagem que os veículos de comunicação insistem em divulgar.
    Acho que neste momento o Ricardo Teixeira tem papel de inimigo número 1 do povo brasileiro, em especial de quem gosta de futebol e a CONATORG pode começar a aparecer na mídia pegando pesado e batendo forte no cidadão, é a hora de fazer protestos em todos os jogos do brasileirão, hora de dar entrevistas bem pensadas, bem calculadas, é hora de aproveitar e mostrar a população a união entre as torcidas, incluisive isto servirá de exemplo para os integrantes de torcidas que insistem em arrumar brigas, etc.
    O mais importante porém, é pregar um boicote a todos os patrocinadores da CBF, pregar que quem compra ou utiliza produtos dos patrocinadores da CBF esta compactuando com desmandos desta entindade na pessoa do Sr. Ricardo Teixeira em nosso pais e assim os patrocinadores aos poucos vão fazer pressão para ele sair ou mudar tudo.
    Pessoal esta é a hora das torcidas organizadas se tornarem heróis (inas) perante a opinião popular, mas tem que ser ações pacíficas, bem pensadas, eu acho até que muitos clubes apoiarão financeiramente, mas sem aparecer.
    Sugiro um planejamento bem feito, utilizem pessoal de marketing e advogados como suporte, utilizem redes sociais e muito, mas muita mídia, peçam para participar de programas de televisão, rádio, entrevistas em jornais, etc, mas lembrem-se vocês nunca terão o apoio da Globo, terão que fazer barulho sem contar com a Globo, pois esta se puder os esconderão.
    Bom é apenas uma idéia, lembrem-se que o trem esta passando, quem não pegar, vai ficar na estação e não saberemos quando passará outro, pode ser nunca mais passe.
    Sou apenas UM cidadão incorfomado com o que o Sr. Ricardo Teixeira tem feito ao nosso pais, ao nosso futebol, inconformado com os demandos que ocorrerão por conta da Copa do Mundo e sabedor que sozinho não chegarei a lugar algum, em razão disto me surgiu a idéias de contata-los.
    Grande abraço e sucesso a todos
    Marco Antônio Gomes

  4. marlon guiraldelli da silva

    Parabens CONATORG pela iníciativa!Acredito que só reinvindicando nossos diretos poderemos construir um país mais dígno.
    No que diz respeito ao Sr.Ricardo teixeira o que eu tenho a dizer é:que ele não vai ficar quieto vendo nossos manifestos.Podem esperar que algum tipo de represária vai rolar.Esse cara é uma víbora,sangue-suga que apoiado pela mídia globástica tem feito do futebol brasileiro um circo elitísta.Mas infelizmente o problema não é só ele não amigos,o problema é que a FPF(federação paulista de futebol),e FIFA tambem existem vermes corruptos que se aproveitão dos clubes brasileiros de forma absurda!Principalmente quanto a times pequenos.
    Acredito que a guerra que nós torcedores vamos travar será como:”davi e golías”,mas acredito que se unirmos com afinco nossas forças esse “golías” cairá com certeza!
    Temos que ser inteligentes e saber os pontos fracos desses mercenários globistas.

    Um grande abraço a todos,e boa sorte nessa caminhada!

    Marlon (FFT)

  5. Erly

    É isso ai galera vamos todos abraçar essa causa, vamos nos unir, para acabar com esse monopólio e da insistência da rede globo de proteger esses corruptos e compactuando com as roubalheiras que estes safados promovem com o dinheiro público, e se não tomar-mos providencias serão os nossos clubes as vitimas desses ladrões, porque as dividas com a previdencia ninguem alivia.
    muitos clubes estão em dificuldades enquanto estes safados fazem farra com o nosso dinheiro.

  6. Eurico Geraldo

    O corintians vai ser campeão do campeonato brasileiro que não tem nada de brasileiro só paulista uma vergonha

  7. Eurico Geraldo

    Não precisa de nada disso pois o Brasil é um pais tão grande mas infelismente só o dinheiro manda

  8. Gildney

    A música e precisamente o rock já foram formas de comunicação e de protesto, quanto no tempo da ditadura tinham represálias em manifestos a música camuflava o que o povo queria gritar.

    Hoje toda a mídia e porquê não dizer o mundo estão voltados ao futebol, agora é a hora, gritem jovens de caras pintadas e camisetas coloridas estendam a bandeira, se unam; estamos vendo em nossos protestos a possibilidade de grandes mudanças, cerraremos os punhos e usaremos nossa voz num só grito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s