CUT critica o uso de recursos do BNDES para financiar fusão Pão de Açúcar/Carrefour

Na tarde desta, emiti a seguinte nota oficial em nome da CUT:

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) é contra a utilização de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em operações de fusão de empresas do setor privado. É preciso ficar claro, de uma vez por todas, que não é papel do BNDES patrocinar negócios bilionários como o que vem sendo discutido entre os grupos varejistas Pão de Açúcar e Carrefour. Quem ganha com isso? Qual o beneficio para a sociedade? Essa concentração em verdadeiros monopólios não vai fazer com que os preços aos consumidores sejam cada vez mais elevados?

Alem disso, independentemente de se usar ou não recursos do BNDES, os trabalhadores precisam ser ouvidos sobre qualquer proposta de fusão. É preciso ter garantia de emprego, de ambiente e condições dignas de trabalho, de saúde e segurança.

O BNDES, financiado, em parte, com recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, tem um papel fundamental que é ser um instrumento de financiamento de longo prazo para todos os segmentos da economia, com políticas realmente focadas nas dimensões social, regional e ambiental, como diz o site do banco. Se trata de discutir que modelo de desenvolvimento queremos para o Brasil. Ampliar os investimentos no social, na economia solidária, nas micro e pequenas empresas, no desenvolvimento regional faz parte desse debate.

Neste sentido, a CUT defende a transparência e o estabelecimento de formas de controle sobre a gestão dos recursos e mecanismos de aferição dos resultados de todas as operações realizadas pelo BNDES em termos socioeconômicos, como a geração de emprego decente, a democracia nas relações de trabalho e as contrapartidas sociais e ambientais.

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Uncategorized

5 Respostas para “CUT critica o uso de recursos do BNDES para financiar fusão Pão de Açúcar/Carrefour

  1. Afinail de contas para que serve mesmo o BNDS na minha opinião serviria para atender sim os intereces do trabalhador que produz renda para o desenvolvimento socio economico deste paiz sim e não para financiar empesas multinacionaiscomo o carreforur e Ablio Diniz que ja lavõa seus dividendos nos paraisos fiscais isto é sim sem sombra de duvidas falta de respeito com o trabalhador

  2. edilson

    Bom dia! Quato aos beneficios que a Companhia Brasileira fornece aos trabalhadores, qualquer empresa que tenha boa vontade, pode também fornecer. E a propósito, eu vi a entrevista do Sr. Abilido de Diniz, quando disse que gera muitos empregos, para mim é uma grande ipocrezia, para não dizer uma grande mentira! Pois todos as empresas que ele compra, o quadro de funcionarios, é sempre reduzido em 40% a 60%, ou seja, aonde com outra empresa trabalhava três ou quatro empregados, ele vai colocar somente um funcionário, aonde este funcionário fará o serviços dos três, quatro ou mais funcionarios. Não estou questionando o problema de pagamento de salário, e sim o desemprego que ele gera. Exemplo maior nós temos a rede de Supermercados Barateiro, e outros que eles acabaram comprando.
    Acredito sim em Monopólio, mas principalmente na geração de desemprego que ele irá causar, e sem que ninguém faça nada, como nunca fez com as outras compras que ele fez.

  3. Nessa fuzão quem perde é como sempre o trabalhador pois com a fuzão diminui o emprego e em segundo lugar o consumidor porque diminui a concorrencia e por conseguinte o preço dos alimentos fica mais caro porque sem a concorrencia diminui o numero de ofertas entre as redes de lojas.

  4. O que mas me irrita é que ninguém quer nos ouvir. Isto nos leva a ter que pensar em como vamos gritar. Ou esse pessoal do gov. está com a maioria dos trabalhadores ou fica com os empresários. Dúvido que 95% dos trabalhadores destas empresas ganhem mais de dois sálarios mínimos. Ganham muito e pagam muito pouco.

  5. Parabéns Arthur, sua parte você fez, com a palavra agora o Governo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s