A relação entre o discurso de Dilma e o “nunca antes na história deste País”

No ato em que sancionou a lei que estabelece o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) como política de Estado, a presidenta Dilma disse que os avanços sociais no Brasil remontam a períodos anteriores, citando como marco a Constituinte de 1988, feita a milhões de mãos – ainda que o texto final da Carta Magna tenha refletido mais a vontade de grupos dominantes, muitos avanços até hoje criticados pela oligarquia, como o SUS, foram obras da ação organizada do povo.

A fala da presidenta foi lúcida, elegante, e politizada como poucas entre os ocupantes de cargos eletivos ao reconhecer o papel das lutas populares na feitura do País.

Mas o jornal O Estado de S. Paulo aproveitou a fala da presidenta para afirmar que, com sua intervenção, Dilma teria “contrariado” a validade do bordão “nunca antes na história deste País”, com o qual Lula tanto alfinetou os adversários e a imprensa.

Segundo o jornal, com aquela frase Lula “se notabilizou por não reconhecer as ações de seus antecessores”.

Em primeiro lugar, não penso que a famosa frase tinha por objetivo negar o processo histórico, e sim demarcar as diferenças de um período em que se faz mais que nas décadas anteriores para tirar avanços sociais do papel e colocá-los em prática.

Os resultados, simbolizados pelo início de um processo de inclusão não só ao mercado de consumo, mas à educação, por exemplo, são inegáveis.

O que o Estadão faz é mais um dos gestos de cortejo à presidenta que a mídia tradicional tem praticado, na tentativa de mostrar que tudo que tenha caráter popular tem de se manter discreto, “ficar no seu lugar”.

Namoro perigoso.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s