Mortes no Porto de Pecém (CE) mostram precariedade das condições de trabalho no setor. CUT quer mudanças

Na semana passada, quando estive em Fortaleza e debati as condições de trabalho no Porto de Pecém com lideranças sindicais locais, pude confirmar que esse setor no Brasil está reproduzindo as mesmas injustiças com seus trabalhadores que as observadas em outros projetos de infraestrutura.

Por conta disso, os trabalhadores do Pecém estão mobilizados e nos últimos dois meses já realizaram paralisações e protestos.

A CUT vai propor ao governo federal a elaboração de um contrato coletivo nacional para os portos, ao qual terão de se submeter o poder público e os empresários.

Leia mais sobre o tema clicando aqui.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Mortes no Porto de Pecém (CE) mostram precariedade das condições de trabalho no setor. CUT quer mudanças

  1. Jose Tenorio

    Arthur,
    Preciso de uma orientação previdenciária, pois tenho 34 anos de contruíção e 57 anos de idade. Poderia me direcionar a alguém que possa me dá essa orientação?

    Grande Abraço,

    José Tenorio

  2. Hernesto Luz

    Caro Artur,

    Realmente as condições de trabalho no Porto do Pecém – CE são extremamente precárias. Más isso é fruto de um processo de reestruturação dos Portos Brasileiros que foi disparado por governos neo-liberais no início da década de 90, que precariza as condições de trabalho e de salário dos trabalhadores do setor, pois de acordo com as novas regras Pecém não é porto e sim um terminal, consequentemente eu não sou portuário e sim um trabalhador da “logística”. Isto é uma grande mentira. Pecém não é um terminal portuário, Pecém é um PORTO e eu sou PORTUÁRIO, portanto dentro dessa proposta os Portuários do Pecém agradecem o apoio da CUT e nos colocamos ao inteiro dispor, para juntos levantarmos essa bandeira resgatando a identidade dessa categoria, que tanto contribui para o desenvolvimento de nosso país.
    Grande Abraço!
    Hernesto Luz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s