Greve no Ministério da Cultura alerta governo: sem cumprimentos de acordos salariais, paralisações tendem a se disseminar

Teve início a greve dos servidores federais do Ministério da Cultura. Segundo o Estadão de hoje, os museus ligados à pasta devem ter suas atividades paralisadas.

É um sinal de que podem vir mais greves no serviço público federal, por conta de acordos salariais e de reestruturação de carreiras fechados formalmente pelo governo Lula e cujo cumprimento faz parte de uma das promessas de campanha de Dilma.

Nossa Condsef (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) informa que a disposição de greve na base é muito grande.

Os acordos fechados durante o governo Lula têm por objetivo reparar o fato de que durante os governos FHC o funcionalismo federal não recebeu aumento real de salário. Parte dos acordos também prevê a resstruturação das carreiras no setor, o que melhorará a qualidade do serviço prestado à população.

São acordos que precisam ser cumpridos.

A argumentação de que os aumentos salariais vão prejudicar o equilíbrio das contas da União, muito usado por setores do governo e amplos setores da mídia, é falso, como já relatou este blog (leia aqui).

Para entender um pouco mais sobre o processo de negociação que levou ao fechamento dos acordos, podemos tomar como exemplo os trabalhadores das universidades públicas federais. Leia texto a respeito clicando aqui.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Greve no Ministério da Cultura alerta governo: sem cumprimentos de acordos salariais, paralisações tendem a se disseminar

  1. Respeitem os acordos firmados com os trabalhadores, essa conversa que aumento real de salarios geram inflação é conversa, e os trabalhadores estão preparados e exigem respeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s