Não é preciso reduzir investimentos para só depois reduzir a taxa básica de juros

Há uma contradição no discurso de Dilma ao abordar a questão da taxa de juros.

A presidente, segundo nos disse hoje em audiência, pretende manter a redução de investimentos do governo para ganhar espaço e baixar a taxa básica de juros.

Argumentei que o aperto nos investimentos contraria a determinação da presidente de manter e ampliar as políticas públicas e os programas sociais.

Tomei como exemplo o programa Minha Casa, Minha Vida. Como ampliar esse programa se, ao mesmo tempo, o governo se recusar a negociar aumentos reais dos trabalhadores e trabalhadoras da Caixa Econômica Federal, que são aqueles que, na ponta do balcão, vão operar o programa?

Se o objetivo é ampliar a ação e a presença do Estado, não há como manter inalterada a decisão de suspender concursos públicos ou enrijecer as negociações salariais.

Ainda que a presidenta argumente que no mês de agosto a União esteja muito próxima de já atingir a meta de superávit primário, o que dará três ou quatro meses de folga, não penso que associar a queda da taxa Selic à contenção de gastos seja a melhor solução.

O Estado deve ampliar sua presença e baixar os juros, ao mesmo tempo.

O superávit primário já nos custou muito. A taxa já poderia ter caído substancialmente em anos anteriores e estaríamos vivendo um momento de maior crescimento que o atual e estaríamos ainda mais bem preparados para enfrentar os efeitos da crise econômica internacional.

Leia mais sobre nosso encontro com a presidenta na Rede Brasil Atual. Clique aqui.

Leia também na página da CUT, clicando aqui.

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Não é preciso reduzir investimentos para só depois reduzir a taxa básica de juros

  1. mayra

    fui humilhada no inss de sao bento do sul e ainda me deram alta tive um avc e fiquei com seuqelas e sofri preconceito o perito rindo de mim e disse que o dr gilmar era chefe dele entao ele tbem iria me dar alta e me deu eu nao posso trabalhar o outro foi dr carlos se podemos chamar esses urubus de medico eu queria ver essa denuncia na midia mas nao tem quen me ajuda obrigada

Deixe um comentário

