Não é preciso reduzir investimentos para só depois reduzir a taxa básica de juros

Há uma contradição no discurso de Dilma ao abordar a questão da taxa de juros.

A presidente, segundo nos disse hoje em audiência, pretende manter a redução de investimentos do governo para ganhar espaço e baixar a taxa básica de juros.

Argumentei que o aperto nos investimentos contraria a determinação da presidente de manter e ampliar as políticas públicas e os programas sociais.

Tomei como exemplo o programa Minha Casa, Minha Vida. Como ampliar esse programa se, ao mesmo tempo, o governo se recusar a negociar aumentos reais dos trabalhadores e trabalhadoras da Caixa Econômica Federal, que são aqueles que, na ponta do balcão, vão operar o programa?

Se o objetivo é ampliar a ação e a presença do Estado, não há como manter inalterada a decisão de suspender concursos públicos ou enrijecer as negociações salariais.

Ainda que a presidenta argumente que no mês de agosto a União esteja muito próxima de já atingir a meta de superávit primário, o que dará três ou quatro meses de folga, não penso que associar a queda da taxa Selic à contenção de gastos seja a melhor solução.

O Estado deve ampliar sua presença e baixar os juros, ao mesmo tempo.

O superávit primário já nos custou muito. A taxa já poderia ter caído substancialmente em anos anteriores e estaríamos vivendo um momento de maior crescimento que o atual e estaríamos ainda mais bem preparados para enfrentar os efeitos da crise econômica internacional.

Leia mais sobre nosso encontro com a presidenta na Rede Brasil Atual. Clique aqui.

Leia também na página da CUT, clicando aqui.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Não é preciso reduzir investimentos para só depois reduzir a taxa básica de juros

  1. mayra

    fui humilhada no inss de sao bento do sul e ainda me deram alta tive um avc e fiquei com seuqelas e sofri preconceito o perito rindo de mim e disse que o dr gilmar era chefe dele entao ele tbem iria me dar alta e me deu eu nao posso trabalhar o outro foi dr carlos se podemos chamar esses urubus de medico eu queria ver essa denuncia na midia mas nao tem quen me ajuda obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s