Texto publicado pela revista Istoé contém erros – o maior deles foi não ter procurado a CUT antes de publicar

A Revista Istoé desta semana traz um texto na versão impressa e também um video em seu website que contêm erros.

Todos os erros foram precedidos pelo fato de a revista ter ignorado um parâmetro do jornalismo, o de consultar uma pessoa ou entidade antes de publicar acusações.

Como a revista não nos telefonou antes de fechar a edição, o texto que fala sobre movimento sindical traz as seguintes informações erradas sobre a CUT.

A Central Única dos Trabalhadores realmente apoiou a fundação de quatro sindicatos no ramo de trabalhadores em hotelaria na região metropolitana de São Paulo. Não há, ao contrário do que o texto insinua, nenhuma irregularidade nisso. A CUT foi procurada por trabalhadores que pediram nosso apoio para fundar esses sindicatos por causa do estatuto antidemocrático do sindicato que ocupa as bases e que inviabiliza a participação de chapas de oposição nos processos eleitorais. O porta-voz desse sindicalismo antidemocrático, e que há 35 anos ocupa a direção da entidade como interventor nomeado pelo regime militar – isso sim, condenável e ruim para os trabalhadores – é a “fonte” citada pela revista.

No website da revista, um vídeo mostra a tentativa violenta de invasão da subsede da CUT em Osasco mas, na legenda, a editora inverte a informação e diz que seríamos nós a tentar invadir um sindicato.

A CUT reafirma sua posição contra o imposto sindical e a substituição dele pela contribuição sobre a negociação coletiva, a ser aprovada pelos trabalhadores em assembleia. A partir dessa mudança, a disputa se dará exclusivamente pela prática do melhor sindicalismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s