Polícia de Nova Iorque proíbe manifestantes de usar megafone. Escritora protesta contra medida e é presa

A escritora e feminista Naomi Wolfe foi presa pela polícia de Nova Iorque na noite do último dia 18 por motivos que colocam em xeque as tão propaladas democracia e garantia irrestrita de expressão que existiriam nos EUA.

Naomi foi presa depois de reclamar com a polícia da proibição de uso de megafones pelos manifestantes que participam do movimento Ocupe Wall Street (isso mesmo, a polícia baixou essa ordem). Momentos depois, ela passou a protestar contra o fato de a polícia ter impedido que um grupo de 200 manifestantes usasse a calçada em frente ao edifício onde funciona a redação do Huffington Post (pois é, estão usando uma espécie de interdito proibitório por lá).

Os manifestantes aguardavam a chegada do governador, que participaria de um evento no edifício.

Naomi usava a famosa primeira emenda da Constituição dos EUA como argumento para dizer que a atitude da polícia de Nova Iorque era ilegal.

Acabou presa.

Um dado curioso sobre a reação dos manifestantes à proibição de megafones: durante os protestos, oradores pronunciam frases ou palavras de ordem e quem assiste as repete, de forma que a mensagem chegue até as pessoas que estão mais distantes do local. É o chamado “human mic”, algo que já vi ser usado muitas vezes durante greves e protestos de que participei por aqui.

Leia o relato da prisão de Naomi Wolfe em texto escrito por ela mesma, no blog Occupy Cyberspace – American Autumn, clicando aqui.

Naomi Wolfe

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Polícia de Nova Iorque proíbe manifestantes de usar megafone. Escritora protesta contra medida e é presa

  1. José Osivan Barbosa de Lima

    Os Estados Unidos sempre foi assim cobra democracia dos outros a ponto de invadir, matar e intervir politicamente como fizeram com o Iraque. Agora quando se trata deles ai sim deixa a desejar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s