Confira resposta que a CUT enviou a pedido de entrevista feito pela Folha de S. Paulo

Na última sexta-feira, a reportagem do jornal Folha de S. Paulo procurou a CUT para que a Central comentasse declarações de um dirigente da Força, segundo o qual a CUT estaria brigando pelo ministério do Trabalho porque estaria “perdendo” a briga pela conquista de mais sindicatos. Enviamos também tabela detalhada mostrando que a representatividade da CUT só cresce.

Leia o texto enviado pela CUT:

A CUT, como sempre fez, consolida e amplia sua base de representação guiada pelos princípios e concepções de um sindicalismo que colocam os interesses dos trabalhadores em primeiro lugar. Sempre exercemos o papel negociador, mas jamais cedemos naquilo que representam direitos e conquistas de nossas bases.

As entidades que se filiam a nós são convencidas por esses argumentos.

Nossa tomada de posição no princípio da crise internacional, em 2008, quando fechamos questão em torno da defesa do emprego e do salário, é um exemplo disso. Nosso posicionamento em relação aos projetos que pretendem regulamentar a terceirização é outro.

Por isso tudo, a CUT vem crescendo sim, como os números mostram.

Para nós, e para os critérios mais respeitados internacionalmente, a representatividade de uma entidade sindical se mede pelo número de trabalhadores filiados, e não pelo número de sindicatos. De qualquer maneira, lideramos nos dois itens.

A polêmica atual em torno do Ministério do Trabalho, a julgar pelo noticiário, não se deve a uma inexistente briga entre as centrais por cargos no governo. Não seria verdadeiro se permitíssemos que o tema fosse reduzido a isso.

Por fim, todo e qualquer ministério, a bem do serviço público, a qualquer momento e em qualquer conjuntura, deve se guiar por princípios republicanos.

Artur Henrique, presidente nacional da CUT

Confira a tabela com os números das centrais – inclusive mostrando que a Força está em terceiro lugar, algo que o jornal ignorou, clicando em indice_representatividade.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s