O PIB do 3º trimestre foi zero porque o governo errou na mão ao adotar a receita passada pelo mercado

Infelizmente, não vi nenhum órgão da grande imprensa nesta quarta-feira admitir sua cota de responsabilidade pelo PIB zero registrado no terceiro trimestre.

Sim, o PIB caiu porque, além da crise internacional, o governo deu ouvidos ao receituário do mercado, amplamente defendido pela mídia, de que era necessário cortar gastos – o que invariavelmente leva a cortes de investimentos – e aumentar a taxa básica de juros para combater uma fictícia “inflação de demanda”.

A soma desse receituário, acentuado no início do ano, causou queda na atividade, com a ajuda da cotação do real frente ao dólar (outro efeito direto de cinco altas consecutivas da taxa Selic).

Outro reflexo dessa política errada, e que nós da CUT criticamos o tempo inteiro, pode se abater sobre 2012 também, uma vez que medidas de incentivo à economia levam pelo menos seis meses para dar frutos.

Amanhã e sexta-feira a Direção Nacional da CUT, reunida em São Paulo, vai avaliar essa conjuntura e produzir uma análise crítica mais ampla e profunda que esta aqui. Mas, invariavelmente, o resumo da ópera será o mesmo.

Leia alerta que havia sido dado por Amir Khair clicando aqui.

Leia alerta dado por nós clicando aqui.

Leia outro alerta (ignorado) clicando aqui.

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Uncategorized

6 Respostas para “O PIB do 3º trimestre foi zero porque o governo errou na mão ao adotar a receita passada pelo mercado

  1. Luiz Mario

    Tá mais do que na hora de botar os pingos nos Is, lutamos muito para chegar ao poder e perder a identidade e os motivos pelos quais chegamos lá, o movimento sindical e partidário se uniram pelas entranhas e deve ser assim até o fim, mas muitos dos companheiros que vieram a ocupar cargos públicos em todos os níveis viraram a casaca e hoje são pequenos burgueses, se lá chegaram com o dinheiro dos trabalhadores e partidários, agora ta na hora de pedir suas cabeças, não prestou pula fora, pois a fila anda, Achar que movimento sindical e os partidos de esquerda estão separados é hipocresia, estamos sim é rachando cada vez mais e pendendo para a ideologia burguesa e hoje isso se reflete no nosso governo republicano liderado pela presidente Dilma, nas estatais, empresas de economia mista, administração direta em que os nossos indicados via sindicato aos partidos e consequentemente a nossa lider republicana se comportam contra o movimento sindical, contra a greve, contra a liberdade de expressão, de praticas sindicais… Lendo os estatutos do PT, PCB, etc e dos sindicatos em geral veremos que um não pode se opor ao outro e muito menos seus membros, conduta esta que podem ser penalizadas com suspensão até expulsão de seus membros, tal como podemos pedir de volta os “seus” cargos. Que a Presidente Dilma se alinhe e tome cuidado pois rolo compressor que vai, volta. O mesmo vale para os movimentos sindicais se posicionem a favor do povo e da classe operária, pois caso contrário, nós massa de manobra podemos acordar e passar o serol em dirigentes da burguesia que se dizem de esquerda. Não substimem a direita, ela esta viva e comendo pelas beiradas.

  2. Luiz Mario

    Acaba de sair no JN, próximo alvo do PSDB e DEM o ministro Pimentel do Desenvolvimento, Industria e Comercio e em seguida fala sobre a privatização dos aeroportos rentáveis de SP, medida neo-liberal que outrora a CUT foi contra e barrou e agora nosso governo PT/PMDB propôe esta espuria privatização moleziha, ninguém quer construir um novo aeroporto novo ? Tem um mais fácil, os TPS 3 e 4 no Tom Jobim tem projetos executivos, não foram construidos ainda, pq a iniciativa privada não assume o investimento ? Moleza todo mundo quer, é a velha historia privatizamos o lucro e socializamos os prejuizos e ainda precisamos da intervençao do TCU para valorar o patrimônio supersubstimado pelo governo, lamentável. Artur, parta pra luta, sai do muro.. a CUT sempre foi luta e agora sei lá…

  3. Luiz Antonio Mendes de Resende

    As atitudes tomadas pelo BC estão condizentes com a situação financeira que hora é enfrentada pela economia mundial, a situação do Brasil pode e deve ser considerada boa perante as dificuldades dos países de fora do nosso mercado. à queda na taxa de juros¨SELIC¨, se faz necessária para para valorizar o Dollar perante nossa moeda(o REAL), está atitude foi tomada com um 2(dois) meses de atraso, a nossa garantia em relação ao mercado mundial são, valorização das comodites, petróleo, gás . Esta atitude do BC está certissima, só devendo ser observada a variação de preços do mercado interno, que evitária a baixa da taxa de juros. Mas como o mercado exportador consegue fechar às exportações entre janeiro e fevereiro para o ano todo de 2012, a variação do PIB neste ultimo trimestre pode ser considerada pontual para o BRASIL. Visto que as analises de raiting para os países externos estão variando para baixo de acordo com as agencias de risco, considero nosso País numa boa condição financeira.

  4. Jorge Moacyr

    REF. PREVIDÊNCIA SOCIAL.

    O ideal seria conceder aumento real aos aposentados e substituir o Fator Previdenciário pelo *Fator Incentivo.
    *facultativo aos que completam o atual tempo de contribuição exigido e desejarem postergar a aposentadoria, recebendo por isto um bônus para cada ano a mais de contribuição.

    Atende as necessidades da previdência sem ferir as expectativas dos segurados, e oferece aos contribuintes a possibilidade de melhorar a aposentadoria sem precisar aposentar-se e continuar trabalhando.

    • Luiz Mario

      Jorge, Òtimo conceito, mas creio que ngm queira brigar por isso, voltamos a velhos remedios da economia conservadora…espero que o Artur leia seu blog

  5. José Osivan Barbosa de Lima

    Creio que a melhor forma que existe para combater a crise financeira mundial é o governo brasileiro investir de verdade no PAC: nas hidrelétricas, na transposição do Rio São Francisco, na transnordestina, etc. Lula fez assim gerou empregos e afastou a crise. Dilma precisa fazer o mesmo se quer acabar com a crise.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s