Segundo acordo nacional, trabalhadores terão representantes sindicais nos grandes canteiros de obra por todo o País

Depois de nove meses de elaboração, está pronto o texto do acordo nacional da construção civil – formalmente batizado de Compromisso Nacional Tripartite para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção.

O texto foi escrito com a participação da CUT e de seus sindicatos do setor, de representantes dos empresários e do governo federal, notadamente do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e de seu assessor, José Lopez Feijóo. A CUT cobrava essa medida do governo há muito tempo, mas a ação só começou após a eclosão da crise nas obras das usinas de Jirau e Santo Antonio, em março deste ano.

Uma das maiores conquistas do Compromisso é a garantia de que os trabalhadores poderão ter representação sindical no local de trabalho, durante todo o expediente. Com isso, as demandas poderão ser atendidas à medida em que os problemas forem surgindo. A organização no local de trabalho foi o ponto de maior resistência por parte dos empresários, que acabaram por entender que essa mudança será benéfica para todos. Em princípio, a medida vai atender as grandes obras.

O Compromisso é mais um passo rumo do contrato coletivo nacional, que estabelece um padrão inicial para todas as regiões no tocante a salários, condições de trabalho, jornada e regime de contratação, entre outros quesitos.

Leia mais sobre a importância da organização sindical  por local de trabalho no setor da construção civil clicando aqui.

Saiba mais sobre a elaboração do acordo nacional clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s