Vale e a era Agnelli: mais uma herança maldita. Calote no Fisco é dez vezes maior que o preço pago pela empresa

Texto impecável publicado pela Carta Maior mostra que nos anos em que Roger Agnelli esteve no comando da Vale, a empresa, privatizada na era FHC, deu um calote na Receita Federal de mais de R$ 30 bilhões.

O texto tambem resgata o fato de que a Vale especializou-se em vender material bruto – minério de ferro – para o exterior, enquanto o Brasil ainda compra o mesmo minério de volta, só que industrializado.

A Carta Maior também mostra como a imprensa tradicional, num movimento orquestrado, consegue às vezes vender como gênio das finanças e dos negócios alguns executivos primários. Quem não lembra de Ricardo Mansur, capa de 9 em cada 10 revistas, incensado pela imprensa “especializada”, e que quebrou várias empresas, deu golpe e se mandou do País?

Esse mesmo Roger Agnelli foi aquele a quem chamamos de oportunista quando, logo nas primeiras horas  crise de 2008, já saiu dizendo que ia demitir milhares de trabalhadores da Vale, a despeito do imenso lucro que a empresa vinha acumulando.

Outra notícia a respeito desse cidadão e de sua gestão na Vale. O blog do Nassif traz um video que mostra moçambicanos revoltados com a empresa, pelo modo como a filial naquele país trata os moradores.

Essa mesma Vale enfrentou um  ano e três meses de greve no Canadá, por querer passar o rolo compressor sobre as conquistas e os direitos dos trabalhadores locais.

Leia o texto completo na Carta Maior clicando aqui.

Assista o video:

 

 

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Vale e a era Agnelli: mais uma herança maldita. Calote no Fisco é dez vezes maior que o preço pago pela empresa

  1. Gothardo Garcez Vilete

    Por essas e outras, venho afirmando, o fhc (não merece letas maiúsculas), não vendeu, nem doou. Ele entregou, graciosamente, nosso patrimônio para exploradores estrangeiros, nem se preocupou em resguardar os interesses nacionais.
    Não se preocupou também com a qualidade do serviço a ser prestado, pois montou agências reguladoras com direção de amigos “deles”, demo tucanos e com mandato vitalício.
    Essa é a maneira demoniaca tucana de governar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s