Mensagem de despedida aos leitores deste blog

Na última quinta-feira, dia 12 de julho, deixei a Presidência Nacional da CUT, após seis anos e dois mandatos à frente da maior central sindical do País e a quinta maior do mundo.

Fui sucedido pelo companheiro Vagner Freitas, eleito por mais de 90% dos votos de 2,300 delegados e delegadas de todas as regiões, categorias e setores de atividade do Brasil que participaram do 11º CONCUT (Congresso Nacional da CUT), encerrado na última sexta-feira.

Vagner é bancário, jovem, porém experiente, aos 46 anos com sólida vivência sindical, desde a base, onde passou a militar tão logo começou a trabalhar no Bradesco, em São Paulo. Foi também presidente da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), uma bem-sucedida experiência cutista de organização sindical por ramo de atividade – representa trabalhadores e trabalhadores de todo o sistema, e não apenas dos bancos. A Contraf-CUT congrega mais de 90% de todos os brasileiros do setor, e suas campanhas salariais são nacionais. Isso significa que os acordos coletivos que fecha atingem diretamente todo o território nacional, garantindo pisos salariais, aumentos e direitos em pé de igualdade em todas as regiões – um avanço organizativo que todos os demais ramos da CUT pretendem atingir.

Eu e Vagner no momento da posse do novo presidente da CUT. Foto; Roberto Parizotti

A CUT, acredito firmemente, tem a partir de agora em sua Presidência um companheiro valoroso, que saberá ouvir seus representados e dirigir a Central no bom caminho.

Eu deixo a Presidência após o segundo mandato como pretendia fazer desde quando fui eleito pela primeira vez. Sempre acreditei que o movimento sindical precisa de renovação, e para isso cada um de nós que o compõe deve fazer sua parte. Tenho me guiado por essa convicção desde os tempos em que comecei a militar em meu sindicato, o SinergiaSP-CUT.

A partir de agora, com o aval que me foi dado pela CUT, por intermédio da eleição realizada no 11º CONCUT, sigo para novas tarefas. A mim caberá organizar as ações da Central em suas relações com o movimento sindical do continente americano, com especial ênfase na América Latina e na América Central.

Outra função que vai me caber é coordenar o Instituto de Cooperação Internacional da CUT, ajudando a formular políticas para o sindicalismo de nosso continente e fortalecer os laços e a cooperação entre o Brasil e nossos vizinhos. Neste momento tão especial que vivemos, pós-ascensão de governos democráticos, populares e nacionalistas, é importante compartilhamos experiências e elaborarmos programas efetivos de cooperação em nome da construção um novo modelo de desenvolvimento, com valorização do trabalho e distribuição real de renda e protagonismo popular.

Nessa mesma área, vou também colaborar com o Instituto Lula, a convite do ex-presidente da República, na construção de políticas de cooperação trabalhista em nosso Continente.

Este blog, criado em 2010 com o objetivo principal de fazer a disputa eleitoral que corria naquele ano, vai agora chegando ao fim, ao menos enquanto “o blog do presidente nacional da CUT”. É possível que criemos outro, mas certamente com outro enfoque.

Agradeço profundamente àqueles que passaram por este blog, que acompanharam nossas contribuições para o debate, e também a todos os companheiros e companheiras da CUT, em todos os lugares do Brasil, que conosco compartilharam essa luta, dando suporte, emprestando confiança, mostrando o caminho, contando-nos o que ocorre nas bases.

6 Comentários

Arquivado em Uncategorized

6 Respostas para “Mensagem de despedida aos leitores deste blog

  1. Paulo Farias

    Bom presidente, cumpriu com sua tarefa.
    Paulo Farias
    CUT RS

  2. Ricardo Berzoini

    Caro Artur, continue com o Blog, como pessoa física (rsrs). E parabéns mais uma vez pelas gestões na CUT.

  3. betinha

    Boa sorte, na nova tarefa. abraços

  4. Companheiro Artur, quero lhe agradecer pela condução de nossa Central.

    Acompanhei seus mandatos como um companheiro de luta no Sindicato dos Bancários SP e na Contraf-CUT. Nossa organização é complexa e sei que você foi um bom timoneiro.

    Abraços e sigamos na luta, William Mendes

  5. Parabéns Artur pela grande contribuição. Nós que acompanhamos seu trabalho temos orgulho do que realizou. E agora torcemos e temos certeza que seu caráter estará presente em mais um grande trabalho.
    Obrigada pelo carinho de sempre com todos nós, funcionários desta Central.
    Que Deus o ilumine sempre.

  6. Nelson Canesin

    Artur, não há necessidade de deixar o blog por ter deixado a presidência da CUT. Pelo contrário, com mais tempo poderia se dedicar ainda mais ao blog.

Deixe um comentário