Golpismo midiático: PSDB tentou barrar circulação da Revista do Brasil e a imprensa não se comoveu

O ato político Contra o Golpismo Midiático e em Defesa da Democracia, que jornalistas e movimentos sociais vão realizar na próxima quinta, dia 23, a partir das 19h no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, já está incomodando a grande imprensa.

Colunistas já disseram ‑ e repórteres que estão nos entrevistando hoje sobre o tema dirão amanhã – que estamos organizando o ato em função das recentes declarações de Lula contra a imprensa. Outros já disseram que o governo pretende nos usar, o movimento sindical, para atacar a imprensa.

Nada disso.

Primeiro, a organização do ato foi uma iniciativa do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, após uma reunião entre alguns de seus integrantes, como Rodrigo Vianna, Altamiro Borges, Luiz Carlos Azenha e Paulo Henrique Amorim. A reunião ocorreu na semana passada, muito antes do comício de Lula em Campinas.

A idéia me foi transmitida no início da semana passada, por telefone, pelo Altamiro. Ele, em nome do Barão de Itararé, estava convidando os movimentos sociais a participar. A CUT topou na hora. Motivo: o ato era para responder às novas baixarias que, já sabíamos, a imprensa certamente iria preparar para a reta final da campanha antes do primeiro turno.

Segundo, o ato não é contra a imprensa. É contra o comportamento golpista de uma certa parte da imprensa, que notadamente está trabalhando de maneira árdua para ajudar a oposição ao governo Lula e à candidatura Dilma. Deixando de lado as regras básicas de apuração, abandonando completamente o princípio da pluralidade e apelando a figuras e valores desrespeitosos aos direitos e avanços sociais.

Por fim, lembro aqui de que os partidos DEM/PSDB entraram com uma ação judicial para impedir a circulação do primeiro número da Revista do Brasil, só pelo fato de trazer Lula como matéria de capa. A revista, hoje consolidada após mais de quatro anos, já saía à época com 360 mil exemplares.

Nesse episódio, a imprensa não se comoveu nem protestou contra um suposto ataque à liberdade de expressão.

20 Comentários

Arquivado em Uncategorized

20 Respostas para “Golpismo midiático: PSDB tentou barrar circulação da Revista do Brasil e a imprensa não se comoveu

  1. Pingback: Sobre o ato contra o golpismo midiático « Dilma para Presidente

  2. estranho é que a imprensa é que esta censurado, os movimentos pela democracia,até parece que a liberdade de expressão,seja uma reserva de mercado que só a grande midia pode exercer,e julgam no direito de não ser criticada,pois basta uma critica o cidadão é taxa de terrorista

  3. Jose de Almeida Bispo

    Baderneiros! Comunistas!… Só não vou estar lá porque não posso.

  4. Regina

    O PIG e a elite que governava este país, atualmente representada principalmente pelo PSDB, DEM e PPS (que quis se juntar) não conseguiu se desvencilhar de práticas autoritárias, mesmo se achando democráticos.
    Na primeira oportunidade em que o país passa viver radicalmente a democracia, como eles não sabem o que é isso, consideram que essa prática é tirania, pelo simples fato de não serem eles os únicos a terem a voz. Confundem tudo. Coitados!!
    Esses “doutores” precisam voltar para o banco da Universidade para aprenderem o que é democracia.
    A sociedade merece todas as notícias.

  5. RUBENS POSSATI

    QUANDO SE CRITICA A IMPRENSA, POR SER PARCIAL, E HOJE TUCANA, ELES RECLAMAM DA LIBERDADE DE IMPRENSA,COMO CIDADÃO CONCORDO QUE HOJE A MIDIA É SERRA, TENHO TODO DIREITO DE ACHAR, OU NÃO POSSO MAIS ACHAR?

  6. É isso ai JORNALISTA SÉRIO façam a parte de vocês AI,que nós aqui em PERNAMBUCO FAREMOS A NOSSA, ELEGENDO DILMA(PRES.),EDUARDO CAMPOS(GOV.),HUMBERTO COSTA(SEN. ) E ARMANDO MONTEIRO(SEN.) OK……………………………………………………………………………………………

  7. Eudes Araujo

    Seria interessante publicar cópia da ação impetrada pelo PSDB/DEM . Precisamos divulgar em todos os blogues. URGENTE!!!!!!

  8. Pingback: Sobre o ato contra o golpismo midiático « Blogdobello é um blog sujo!

  9. Pingback: Associação mafiomidiática: PSDB & Impren$$a « Ficha Corrida

  10. Wapfa

    Ah sei….
    Pelo Paulo Henrique Amorim e pelo Azenha?
    A CUT topou na hora?
    Ah então é coisa boa…

  11. Archibaldo dos Santos Braga

    Arthur, moro numa pequena (bota pequena nisso) cidade (Silveiras) aqui no vale do paraiba. Como faço para conseguir A REVISTA DO BRASIL? Um abraço, A. S. Braga. PS Sou neófito na blogosfera, conheci hoje o seu blog, estarei aqui todo dia! Mais abrç!

    • Consulte o site redebrasilatual.com.br e telefone pra eles. Diga que vc conheceu a revista no nosso blog que eles e elas da redação vão te enviar a revista. E, se vc tiver algum sindicato da CUT perto de casa, passe lá que haverá revista pra vc.

      Abração

  12. Archibaldo dos Santos Braga

    Artur, desculpe o “h” no comentário, não vai + acontecer, Braga

  13. Pingback: Golpismo da imprensa vira personagem da eleição

  14. neuza augusto

    É ISTO ME FAZ LEMBRAR FRASE DE ABRAÃO LINCOLN: PODE-SE ENGANAR TODO O POVO DURANTE PARTE DO TEMPO, PODE-SE ENGANAR PARTE DO POVO DURANTE TODO TEMPO; MAS NÃO SE PODE ENGANAR “TODO O POVO DURANTE TODO O TEMPO.

  15. Como a imprensa não levantou nem a sobrancelha quando o candidato José Serra CONFISCOU gravação de programa da CNT! Isso não é censura? Não é cercear a liberdade de imprensa?

  16. Pingback: Blog do Artur Henrique

  17. Pingback: Quem realmente defende a democracia? | Blog do Artur Henrique

  18. Pingback: Em ato contra monopólio da comunicação, entidades defendem ficha limpa para mídia « Juventude Petroleira

  19. meg

    Engraçado esse PSDB/DEM quando a notícia é contra eles manda tirar a publicação, isso não ferir os direito de expressão. Francamente PSDB/DEM. Estou com Dilma e não abro mão. Só cego que não vê que nosso país melhorou.

Deixe um comentário